quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Problemas Burocráticos !!!

Pensava que só existisse em Portugal a dita burocracia.

Depois de conseguir obter o Visto brasileiro com pesquisador de um ano, o pior ainda estava para acontecer.
Procedimentos que tive de fazer quando cheguei ao território Brasileiro:

Abrir uma conta no Banco do Brasil para transferirem a Bolsa, para isso disseram-me que teria :

  1. Tirar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), é a mesma coisa que o nosso número de contribuinte.
  2. teria de ir á Policia Federal registar a minha chegada (tinha 30 dias para o fazer)
Tirar o CPF:

li na Internet que CPF se podia tirar no Banco do Brasil, coisa que eles lá nunca me disseram. Fui ao Banco do Brasil e simplesmente eles só me deram uma nota fiscal para pagar na caixa e de seguida teria de ir á Receita Federal dar o seguimento do processo e assim o fiz no outro dia, correu lindamente sem esperas e tudo muito rápido.

Registar a minha entrada na Policia Federal:

Cheguei lá eram umas 8 horas da manhã, aproveitei uma boleia de um colega meu e no meu caso só começavam atender ás 9h.

Fui chamado deram logo montes de papelada para escrever ( o gajo da embaixada em Portugal disse que não teria de preencher nada quando chegasse ao Brasil ehehehh). Depois enquanto ele ia conferindo eu fui para uma sala suja as mãos com aquela tinta para as impressões digitais. Foram dedos das duas mãos e mesmo a mão toda.... eles ficaram com as minhas mãossssss eheheheh.
Por fim disseram que teria de pagar uma taxa 120 reais e eu como bom português saquei das notas e entreguei. Bem o gajo disse-me que não aceitava dinheiro que eu teria de me dirigir a uma lotaria (é um sitio onde se pratica o jogo de sorte e tb fazem estes tipos de pagamentos) e mais teria de ir tirar uma Xerox (fotocópia) dos meus documentos no Angilo .
E eu o que é isso Angilo?!? afinal era o nome do Centro Comercial que ficava a uma boa distância. tudo bem consegui tratar de tudo e regressei, quando regressei fizeram-me esperar 30 minutos para ser atendido. Lá fui atendido, bem o tipo só queria saber como se fazia um bacalhau português, ehehehh, eu lá expliquei mais ou menos mas para acabar em beleza o tipo diz-me :
"cadê as fotos?" bem tive de ir novamente ao Angilo tirar fotografias, ai sim depois ficou tudo resolvido.

No Banco:

novamente no banco agora já com tudo julgava eu. Lá no Banco ninguém anda com fato e gravata e tudo à vontade e com cabelos compridos, barba por fazer....... só nós por cá é que ligamos a essas coisas banais.
Bem acho que fui atendido por uma senhora que não percebia lá muito bem do assunto isto porque ela estava sempre a perguntar aos colegas de lado e para acabar em beleza mais uma vez deu-me uma lista com as coisas que ainda faltava por fazer........
Bem quase me passei e perguntei-lhe o porquê de tanta burocracia e isto devia por falta de dinheiro que se fosse o caso eu transferia dinheiro de Portugal para o Brasil. Então faltava uma Certidão da Policia Federal e um comprovante de residência registrada no Cartório com o Murilo(é o meu Chefe) para autenticar.

Final :

Ainda não consegui abrir uma conta no Banco do Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário